O calor do verão sinaliza um tempo para se divertir ao sol. Mas para quem tem varizes, o calor pode ser bastante desconfortável, principalmente quando os níveis de umidade aumentam. O calor do verão pode fazer com que as veias se expandam e inchem à medida que o corpo retém líquidos, causando um aumento da dor e do desconforto associados às varizes. Para alguns, o inchaço faz com que as veias pareçam maiores.
Durante os meses de verão, é tão importante se hidratar e se refrescar. O tipo de bebida consumida faz a diferença. Chá gelado, bebidas de café frio e smoothies são refrescantes, mas o corpo precisa de água. Tenha em mente que a cafeína, o açúcar e o álcool desidratam o corpo.
Em dias quentes, permaneça em espaços com ar-condicionado ou procure áreas sombreadas ao ar livre. Na praia é difícil ficar longe do sol, então fique atento ao uso de roupas leves, chapéu e protetor solar.
O protetor solar é no verão essencial para quem lida com varizes. Uma queimadura solar aumenta a temperatura da pele e dilata os vasos sanguíneos. Como o corpo responde como se a pele tivesse sido danificada, há uma resposta inflamatória. Como resultado, as veias se expandem e os sintomas das varizes se tornam mais pronunciados.
Nadar em uma piscina fria pode fazer bem e reduzir o inchaço. A melhor hora do dia para estar na piscina é no início do dia ou depois das 17h, quando o sol está menos intenso. Um banho frio terá um efeito semelhante. Fique fora da banheira de hidromassagem; a temperatura da água aquecida não é boa para o sistema venoso.
O que você come também importa. Sua dieta afeta seu sistema circulatório e as varizes. Compre uma grande variedade de frutas e vegetais frescos que estão disponíveis em abundância na mercearia, bem como nos mercados de agricultores locais. Algumas ótimas escolhas são:
· Melancia e tomate – ricos em licopeno e são conhecidos por melhorar a circulação e reduzir o risco de desenvolver muitas condições de saúde.
· Pimentões – ricos em vitamina C. Os pimentões também possuem colágeno e elastina, que são essenciais para a saúde das veias.
· Laranjas – ricas em vitamina C, que promove a construção de veias fortes e melhora a circulação.
· Abacates – ricos em vitamina E, que ajuda a prevenir que as plaquetas sanguíneas se unam.
Além da dieta, o exercício minimiza os sintomas das varizes, incluindo a dor, coceira, sensação de peso e fadiga nas pernas. Uma curta caminhada de 10 ou 15 minutos pode ter um impacto positivo na saúde circulatória e reduzir os sintomas. Esportes tradicionais de verão, como natação, tênis e ciclismo, são boas opções de exercícios.
Não é necessário que as varizes atrapalhem o total aproveitamento dos meses do verão. Os tratamentos modernos são eficazes, rápidos e minimamente invasivos. Melhorar os sintomas das varizes começa com uma consulta para determinar o plano certo para você. O Dr. Marcos Fonseca, da Clínica Prime Vascular especializada em Tratamento de Varizes em Porto Alegre, é médico formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, especializado no tratamento de problemas venosos. Para mais informações ou para agendar uma consulta, ligue para (51) 3737-0074 ou 99301-1400 ou leia mais em www.vascularpoa.com