O que é que causa varizes?

Uma das perguntas mais frequentes que escuto no dia a dia do consultório vascular em Porto Alegre é: Dr, o que é que causa varizes?

 

Mas, o que são varizes?

As varizes são veias dilatadas e retorcidas. As varizes podem acontecer em qualquer parte do corpo, mas são mais comuns nas pernas. As varizes podem ser desconfortáveis ​​e podem levar a problemas mais sérios. E, como podem ser muito percetíveis, podem fazer com que as pessoas se sintam desconfortáveis ​​ou constrangidas.

As varizes são geralmente causadas por enfraquecimento da parede e válvulas das veias.
Dentro de suas veias existem pequenas válvulas unidirecionais que se abrem para deixar o sangue passar e depois se fecham para evitar que ele flua para trás (refluxo). Às vezes, as paredes das veias ficam esticadas e perdem a elasticidade, fazendo com que as válvulas enfraqueçam. Se as válvulas não funcionarem corretamente, isso pode fazer com que o sangue vaze e flua para trás, o famoso refluxo identificado pelo exame de ecografia doppler venoso. Se isso acontecer, o sangue se acumula em suas veias, que ficam inchadas e dilatadas. As razões pelas quais as paredes das veias se esticam e as válvulas em suas veias enfraquecem não são totalmente compreendidas. Algumas pessoas desenvolvem a condição sem nenhuma razão óbvia ou aparente – Genética.

 

Risco aumentado

Uma série de coisas pode aumentar sua probabilidade de desenvolver varizes, incluindo:
• ser mulher
• ter um familiar próximo com varizes
• ser idoso
• estar acima do peso
• ter um trabalho que envolve longos períodos de pé
• estar grávida
• outras condições

 

Gênero – ser mulher:

As mulheres são mais propensas a serem afetadas por varizes do que os homens. Pesquisas sugerem que isso pode ocorrer porque os hormônios femininos tendem a relaxar as paredes das veias, tornando as válvulas mais propensas a vazamentos. Os hormônios são substâncias químicas produzidas pelo corpo e as alterações podem ser causadas ou acentuadas pela gravidez, síndrome pré-menstrual ou menopausa.

 

Fator Genético:

Seu risco de desenvolver varizes aumenta se um familiar próximo tiver a doença. Isso sugere que as varizes podem ser parcialmente causadas por seus genes (as unidades de material genético que você herda de seus pais).

 

Idade:

Conforme você envelhece, suas veias começam a perder a elasticidade e as válvulas dentro delas param de funcionar também.

 

Estar acima do peso:

Estar acima do peso coloca pressão extra nas veias, o que significa que elas precisam trabalhar mais para enviar o sangue de volta ao coração. Isso pode aumentar a pressão nas válvulas, tornando-as mais propensas a vazamentos. O impacto do peso corporal no desenvolvimento de varizes parece ser mais significativo nas mulheres.

 

Ocupação:

Algumas pesquisas sugerem que trabalhos que exigem longos períodos em pé podem aumentar o risco de contrair varizes. Isso ocorre porque seu sangue não flui tão facilmente quando você fica em pé por longos períodos de tempo. É muito importante usar meias elásticas compressivas se você fica longos períodos em pé ou sentado durante o dia.

 

Gravidez:

Durante a gravidez, a quantidade de sangue aumenta para ajudar a sustentar o bebê em desenvolvimento. Isso coloca pressão extra em suas veias. O aumento dos níveis hormonais durante a gravidez também faz com que as paredes musculares dos vasos sanguíneos relaxem, o que também aumenta o risco. As varizes também podem se desenvolver à medida que o útero (útero) começa a crescer. À medida que o útero se expande, ele pressiona as veias da região pélvica, o que às vezes pode torná-las varicosas. Embora estar grávida possa aumentar o risco de desenvolver varizes, a maioria das mulheres descobre que suas veias melhoram significativamente após o nascimento do bebê.

 

Outras condições:

As varizes também podem ser causadas por outras condições como:
• um coágulo de sangue anterior
• um inchaço ou tumor na pelve
• vasos sanguíneos anormais

E há formas de evitar o surgimento das varizes? Algumas medidas simples podem ajudar a prevenir as varizes e incluem:
• Mantendo um peso saudável
• Exercitar-se regularmente
• Colocar os pés para cima enquanto está sentado
• Não cruzar as pernas enquanto está sentado

Ainda é importante a avaliação e seguimento periódico com cirurgião vascular especializado em tratamento venoso para manter as pernas sempre saudáveis e lindas.

×