Porque as varizes ocorrem?

Nossas veias possuem válvulas no seu interior para controlar o fluxo de sangue. Válvulas fracas ou danificadas podem levar a varizes. As artérias transportam sangue do coração para o corpo. As veias devolvem o sangue do corpo ao coração. Para devolver o sangue ao coração, as veias das pernas devem trabalhar contra a gravidade.

As contrações musculares na parte inferior das pernas atuam como bombas, e as paredes elásticas das veias ajudam o sangue a retornar ao coração. Pequenas válvulas nas veias se abrem quando o sangue flui em direção ao coração, depois se fecham para impedir que o sangue flua para trás, ou seja, reflua para as pernas. Se essas válvulas estiverem fracas ou danificadas, o sangue pode refluir e se acumular nas veias, fazendo com que as veias se dilatem.

Os principais fatores de risco são:

IDADE: O envelhecimento causa desgaste nas válvulas nas veias que ajudam a controlar o fluxo sanguíneo. Eventualmente, esse desgaste faz com que as válvulas permitam que algum sangue flua de volta nas veias, onde se acumula.

SEXO FEMININO: As mulheres são mais propensas a desenvolver varizes. Alterações hormonais antes de um período menstrual, durante a gravidez ou menopausa podem ser um fator porque os hormônios femininos tendem a relaxar as paredes das veias. Tratamentos hormonais, como pílulas anticoncepcionais, podem aumentar o risco de varizes.

GESTAÇÃO: Durante a gravidez, o volume de sangue no corpo aumenta. Essa mudança apoia o bebê em crescimento, mas também pode aumentar as veias das pernas.

GENÉTICA (HISTÓRIA FAMILIAR):  Se outros membros da família tiveram varizes, há uma chance maior de você também ter.

SOBREPESO E OBESIDADE. O excesso de peso aumenta a pressão sobre as veias.

FICAR PERIODOS PROLONGADOS EM PÉ OU SENTADO: O movimento ajuda o fluxo sanguíneo.